Termalismo

 Termalismo,  Duche 3 Estações, Escocês, Banho de Vapor

Desde há muitos séculos que se conhece a importância da água, não é só benéfica quando ingerida mas também  quando usada em de banhos para o tratamento ou prevenção  de algumas doenças.

Os tratamentos termais incluem inúmeras técnicas que vão desde banhos, duches, massagens, vapores entre outros.

O termalismo é uma prática cientificamente comprovada que traz benefícios à saúde, não só prevenindo doenças, como agindo sobre elas e diminuindo os seus sintomas, produz efeitos imediatos visíveis e, mais importante ainda, produz efeitos a médio prazo.

O termalismo proporciona lhe também abrandar o stress diário, cuidar do corpo, relaxar a mente ou, simplesmente, usufruir de um espaço de tranquilidade e bem estar.

No nosso espaço o termalismo é composto por:

  • Duche 3 Estações – duche composto por 3 terapias que variam conforme a estação pretendida: hidroterapia já  que a água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal. As reações da aplicação da água são portanto, três: nervosa, circulatória e térmica; aromoterapia que consiste na difusão, pelo vapor de fragâncias com propriedades terapêuticas. A sua assimilação é feita através da circulação sanguínea, induzida pela ação do vapor que penetra  por todo o corpo e atuando sobre ele. Esta prática é um importante auxiliar no tratamento e prevenção de problemas físicos, psicológicos e energéticos, contribuindo para o nosso bem estar geral; cromoterapia é uma terapia que promove o tratamento de algumas enfermidades através do uso natural da luz e da cor. As cores podem ser um elemento anti depressivo, estimulante ou regenerativo
  • Duche Escocês – duche de jato de água quente combinada com água fria. Trata se de um tratamento de balneoterapia com todos os benefícios da água. E os benefícios do calor e do frio, que provocam a vasodilatação e vasoconstrição, de forma a aumentar todo o metabolismo. A água é projectada em difusores combinados começando pelos membros inferiores e subindo até aos membros superiores, percorrendo o corpo, incidindo em zonas de maior tensão e maior flacidez. Os benefícios do duche escocês são imensos, desde de aumentar a circulação sanguínea, reafirma o corpo, combater a celulite, relaxar a tensão, ajuda a eliminar o stress e melhora a recuperação física depois de um esforço muscular, além de dar uma sensação absoluta de bem estar.
  • Duche Vichy – constituído por 5 a 7 chuveiros estratégicamente posicionados em linha sobre uma marquesa. Durante o tratamento a pessoa fica deitada enquanto disfruta do poder dos jatos nas costas. Tem como benefícios o relaxamento muscular e libertação de tensões acumuladas, estimula a circulação sanguínea e melhora a elasticidade da pele.
  • Banho de Vapor – tipo de banho que consiste em permanecer num ambiente quente e cheio de vapor. O calor húmido provoca a transpiração intensa, com a consequente eliminação de toxinas através dos poros da pele. Estes efeitos de purificação e regeneração da epiderme, juntamente com a humidade do banho fazem com que a pele fique hidratada e recupere a sua elasticidade natural. Favorece também a circulação sanguínea e o sistema respiratório.

 

Venha conhecer os benefícios que o Termalismo tem para lhe oferecer…

 

 

 

Saiba mais:

http://www.infopedia.pt/$termalismo